Vídeos nas redes sociais: quanto menor, melhor? Não necessariamente.

Sabemos que os vídeos nas redes sociais estão "encurtando". Três ou quatro anos atrás, aqui na Volo Filmes & Fotografia fazíamos mais vídeos de 2' do que de 1'. Hoje isso se inverteu. E com os stories, aqueles vídeos de 15'' (ou menos) são cada vez mais frequentes.

Crédito: Pixabay
Segundo dados da Rock Content*, as durações ideais para vídeos são de 30'' no feed do Instagram, 15'' no stories do Instagram, 2' no Youtu
be, 1' no Facebook, de 30'' a 5' no Linkedin, 45'' no Twitter e 1'30'' segundos no Whatsapp.

Mas tudo depende do objetivo. No final do ano passado produzimos para um colégio de Florianópolis um vídeo institucional (assista), veiculado este ano, com duração de 4'26''. A razão é a seguinte: o público desse vídeo são - principalmente - pais e mães à procura de uma escola para seus filhos. É razoável supor que eles querem se informar ao máximo sobre quem cuidará de seus filhos, uma relação que precisa ser pautada pela máxima confiança. Então, nesse caso, um vídeo mais longo é uma alternativa possível, por oferecer mais espaço para que as visões da escola sejam bem detalhadas.

Não significa que vídeos de escolas precisam ser, necessariamente, longos. As durações curtas também são uma boa forma de transmitir conceitos, mas de uma forma mais resumida. Ambas as durações vão funcionar quando o cuidado começar já no planejamento. Depende de onde se quer chegar e da estratégia de marketing adotada.

* Dados: https://rockcontent.com/blog/duracao-de-videos/

Juliano Pfutzenreuter Nunes - Jornalista, videomaker e fotógrafo na Volo Filmes & Fotografia

Comentários