O que aprendi com a diversidade de jobs

Todo job é um aprendizado. Sempre tem algo que serve para aprimorar o trabalho seguinte: uma forma diferente de iluminar a cena, um enquadramento menos convencional, um efeito novo na edição etc. Um dos nossos clientes já nos ofereceu, ao longo de mais de dois anos de parceria, uma diversidade de trabalhos que nos possibilitaram aprender bastante.

Estou falando da produtora cultural Studio de Ideias, que tem a Marina Tavares e o Arturo Valle como responsáveis e que realiza eventos e projetos de arte e cultura. Nós da Volo Filmes & Fotografia ficamos responsáveis pela produção de vários formatos de vídeo e fotografia para divulgação e prestação de contas dessas iniciativas.

Um desses projetos foi a produção de um documentário sobre o trabalho artístico do empresário Thales Brognoli. Entrevistamos várias pessoas e acompanhamos o processo de pesquisa. Pra mim, que tenho formação em História, foi uma oportunidade de aprender mais sobre a história de Florianópolis pelo viés das obras de Thales e do Grupo de Artistas Plásticos de Florianópolis - GAPF.


Outro exemplo é o Hoje É Dia de Jazz Bebê, que registramos em fotos e um vídeo ao longo de 2018. O desafio foi traduzir em imagens o conceito do projeto, que é um evento musical inclusivo para pais e filhos, com música e várias atividades paralelas.


Os registros de algumas exposições renderam materiais diversos, como a comemoração dos 70 anos do Museu de Arte de SC (MASC), em que as fotografias de todas as obras foram para o acervo da instituição. Já a cobertura da exposição da artista catarinense Albertina Prates, com o registro individual das obras, forneceu material o catálogo impresso da artista. A partir da parceria com o Studio de Ideias, cobrimos ainda exposições internacionais, como de Antoni Gaudí e Joan Miró.


Por fim, com a cobertura do show do Arnaldo Antunes a produção de imagens rendeu material por muito tempo e para diferentes fins. A própria produção do artista utilizou nossas fotos para montar peças de divulgação de outros shows do músico (dá uma olhada também aqui e aqui).

Cada projeto tem seu formato e sua narrativa, só depende do objetivo do cliente. Como produtores de conteúdo, nosso desafio é pensar em como o vídeo e a fotografia podem atender a essas expectativas. O aprendizado desenvolvido em cada projeto não é apenas muito enriquecedor, mas possibilita também ampliar a rede de relacionamento e expertise para futuros jobs.

Fernanda Ozório - Historiadora, videomaker e fotógrafa na Volo Filmes & Fotografia.

Comentários