O público quer saber o que pensam as empresas; o vídeo pode ajudar

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Com tamanho impacto nas nossas vidas, diante da pandemia do coronavírus o público quer saber o que as empresas estão pensando e fazendo. Essas são algumas das conclusões de recente pesquisa da Kantar sobre o impacto da quarentena nas marcas e no comportamento de consumo. Os números são uma ferramenta para auxiliar na tomada de posição neste momento.

O público apontou que as marcas devem informar sobre seus esforços para enfrentar a situação (87%) e devem falar sobre como podem ser úteis na vida cotidiana (86%), tudo isso num tom tranquilizador (79%) e oferecendo uma perspectiva positiva (78%), comunicando os valores da marca (78%). Essa mensagem deve ser leve e descontraída (63%), evitando o tom humorístico (61%).

"Por ser um momento sensível, mensagens podem ser mal interpretadas, conteúdos podem gerar desserviços e peças criativas podem estimular o sentimento errado. Ainda assim, as marcas devem continuar investindo de forma estratégica para conseguir crescimento a longo prazo", diz o estudo, realizado online com 500 brasileiros entre 13 e 16 de março.

Ou seja, não é o momento de ficar em silêncio. A Covid-19 nos levou a uma situação nova e de muitas incertezas em relação à saúde, à economia, à vida. O que podemos entender aqui é que o público está disposto a confiar em quem demonstre sensibilidade e mostre uma visão de comunidade.

Como os vídeos podem ajudar?

O vídeo, pela sua capacidade de envolvimento e difusão, é uma ótima forma de transmitir essa mensagem. E pode ser feito a distância: com as restrições às captações externas, aqui na Volo Filmes & Fotografia passamos a nos concentrar no que pode ser feito remotamente: vídeos com animações, bancos de imagens e imagens de arquivo. Esse material pode ser complementado com locuções profissionais.

Segundo a Breadnbeyond, o vídeo é o tipo de conteúdo que mais gera engajamento no Instagram. Além disso, 72% dos consumidores preferem aprender sobre um produto ou serviço a partir de vídeos, e 81% dos negócios usam vídeos em suas estratégias de marketing. Dados da Social Media Today indicam que os vídeos são compartilhados nas mídias sociais 1.200% mais do que imagens e textos juntos, e que a inclusão de vídeo no email marketing aumenta a taxa de cliques em 63%.

Mantenha com seu público uma relação de confiança deixando claro o seu posicionamento e suas ações neste momento. Estamos prontos para tirar todas as suas dúvidas.

Juliano Pfutzenreuter Nunes - Jornalista, videomaker e fotógrafo na Volo Filmes & Fotografia



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